Palestra sobre Bullying

 

BULLYING

“É muito ruim quando a gente se sente excluída...Não podemos deixar o amigo de fora!  Xingar pode deixar o amigo muito triste...”

Estas frases, entre outras, foram colhidas entre os alunos dos 4os anos do Ensino Fundamental, depois de sua participação no encontro realizado no dia 20 de outubro, com a psicóloga e psicopedagoga Patricia Listorino. Com muita espontaneidade, as crianças expressaram suas ansiedades, suas emoções e dúvidas, enquanto Patricia falava sobre o Bullying: o que é, de que forma ele pode acontecer e quais as graves consequências para quem passa por esse processo. Embora durante todo o tempo e com todos os alunos o Externato tenha como foco a prevenção e o acompanhamento de atitudes preconceituosas e discriminatórias, esses encontros mostram-se bastante produtivos, principalmente para essa faixa etária, quando as crianças passam a ver o mundo com olhar mais crítico.

Aprendi tudo sobre Bullying”, diziam várias crianças. “A Patricia tirou todas as minhas dúvida”, afirmavam outras.

SEXUALIDADE

Prevenção é a palavra. Mais do que palavra, é atitude e ação. De acordo com a fala da maioria dos alunos consultados, pai e mãe são os primeiros a serem consultados quando surgem as perguntas sobre sexualidade. Para que a passagem da infância para a puberdade aconteça da forma mais tranquila possível, o Externato tem buscado prevenir situações de risco, mantendo acompanhamento e diálogo contínuo com os alunos. O conteúdo trabalhado durante as aulas de Ciências foi ampliado para os 5os anos, durante o encontro com a psicóloga Sandra Morales e a pediatra e hebiatra Dra. Rosemeiry Garcia Rozzi. Com profissionalismo, simpatia e competência, as explicações e as respostas às perguntas dos alunos foram dadas com muita naturalidade.  Ambas elogiaram a participação dos alunos e a motivação de todos. Leia abaixo algumas observações dos alunos participantes:

“Foi um aprendizado com informação de saúde e segurança. Aprendemos detalhes importantes. Foi muito educativo. Conhecemos mais o nosso corpo e a criação de uma nova vida. Estamos na puberdade e é normal termos curiosidade. A palestra complementou os assuntos de Ciências. Pudemos fazer muitas perguntas! Ensinou os cuidados que devemos ter durante a puberdade.”

Rosemeiry Garcia Rozzi

Download das fotos